A contabilidade é uma ciência que tem obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma empresa, através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas em certo período, produzindo relatórios que são usados para fornecer aos seus usuários (internos e externos) informações úteis e relevantes para analise da situação econômica e patrimonial da empresa.
Não é possível pensar em tomada de decisão sem levar em conta os dados e informações gerados pela contabilidade. Todas as empresas são obrigadas a possuir seu sistema contábil, conforme institui o código civil na Lei 10.406/2002.
Livros utilizados pela Contabilidade
Importante saber que existe diversos livros, que compõem os livros contábeis, livros fiscais e os livros sociais, abaixo alguns exemplos:
- Livro Diário
- Livro Razão
- Registro de Duplicatas
- Livro Caixa
- Livro Auxiliar ou de Contas-correntes
De posse das documentações enviadas pela empresa, a contabilidade providencia os registros nos respectivos livros, bem como, as devidas apurações de impostos e contribuições que a empresa tem obrigação de pagar. Os resultados dessas informações são apresentados através de demonstrativos, onde é possível constatar se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em determinado período.
Os demonstrativos da Contabilidade
- Balanço Patrimonial
- Demonstração do Resultado do Exercício
- Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
- Demonstração dos Fluxos de Caixa
- Demonstração do Valor Adicionado
- Notas Explicativas (apresenta a descrição das práticas contábeis).
As informações contábeis permitem que a empresa tenha uma visão mais ampla e estratégica das questões como: Planejamento tributário, análise de desempenho, gestão de riscos como, por exemplo, trabalhistas, tributários ou financeiros e o cumprimento das leis e recolhimento dos devidos impostos.
É muito importante, se você está iniciando uma empresa e desconhece as normas e princípios da contabilidade, que busque orientação de um contador para que não abra uma empresa com os tipos de negócios incorretos, que vão lhe acarretar pagamento de impostos desnecessários, como também perca dinheiro investido no negócio por falta de conhecimento no assunto.